Contar historia é uma prática milenar e, para quem conta, será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, ter a ilusão do final feliz.

“Os homens não vivem para sempre, mas graças ao encantamento a historia nunca morrerá, pois sempre haverá alguém que saiba contar, fazendo com que o amor renasça e se perpetue.”

O Caldeirão de histórias apresenta uma coletânea de historias infantis, sempre deixando uma mensagem de amor, alegria, amizade mostrando as virtudes que fazem parte da formação do caráter de uma criança para um bom crescer.

Augusta Schimidt

H 3


A Mangueira e o Sabiá
Augusta Schimidt

Dona Mangueira mora num lindo pomar lá no sitio Santa Rita.
Tem muitos visinhos com quem divide o terreno e se dá muito bem com todos eles.
À sua direita, mora o senhor Abacateiro, alto, garboso, com seus galhos enormes, dá abrigo a muitos pássaros cantadores. Tem até um João de Barro que fez nele a sua casa.
Ao seu lado esquerdo, mora Dona Jabuticabeira, alegre feliz e acolhedora. É nela que o amigo marimbondo busca o mel para se alimentar.
Bem em frente à dona Mangueira, mora dona Laranjeira. Encantadora com suas folhas verdinhas e suas flores perfumadas é o lugar preferido de um bando de abelhinhas que trabalham dia e noite produzindo o mel da vida. Nela mora também o Senhor Sabiá que todos os dias logo que o sol aparece, já começa a cantar.
Certo domingo, dona Mangueira acordou de muito bom humor e resolveu convidar o amigo Sabiá para um almoço informal. Enquanto fazia sua própria refeição, conversavam e Seu Sabiá não tirava os olhos das belas mangas que é seu prato predileto.Aliás, é o que dona Mangueira sabe fazer de melhor.
Seu Sabiá impaciente perguntou a sua amiga qual seria o cardápio e ela entusiasmada lhe explicou:
- Estou fazendo a Fotossíntese, meu bom amigo, pois este é o meu alimento preferido.
Seu Sabiá, curioso que era quis saber como se faz e dona Mangueira se apressou a lhe explicar:
_ Fotossíntese é um processo químico no qual usamos água, gás carbônico e luz. É um alimento natural, pois tiramos a água e os sais minerais do solo e utilizamos toda a nossa energia que é a Clorofila e assim fazemos o nosso alimento. Mas veja bem, meu amigo, para fazermos a Fotossíntese sempre precisamos da luz do amigo sol.
Seu Sabiá comeu as mangas até se fartar e o almoço transcorreu na mais perfeita paz.
No final da tarde, sob a sombra de dona Mangueira reuniram-se as borboletas, abelhinhas, joaninhas e caracóis para ouvir a orquestra de pássaros executarem com maestria a sinfonia da noite.



Ana Alice

Ana Alice

Beto

Beto

Cacau

Cacau

Duda Dengoso

Duda Dengoso

Eliseu

Eliseu

Fafá

Fafá

Geraldo

Geraldo

Hana

Hana

Inara

Inara

João de Barro

João de Barro

Katita

Katita

Leo e Lia

Leo e Lia

Moisés

Moisés

Naná

Naná

Ofélia

Ofélia

Pedrito

Pedrito

Queirós

Queirós

Ramon

Ramon

Sarita

Sarita

Tati

Tati

Ubaldo

Ubaldo

Violeta

Violeta

Walquiria e Walter

Walquiria e Walter

Xavier

Xavier

Yago

Yago

Zuleica

Zuleica