Contar historia é uma prática milenar e, para quem conta, será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, ter a ilusão do final feliz.

“Os homens não vivem para sempre, mas graças ao encantamento a historia nunca morrerá, pois sempre haverá alguém que saiba contar, fazendo com que o amor renasça e se perpetue.”

O Caldeirão de histórias apresenta uma coletânea de historias infantis, sempre deixando uma mensagem de amor, alegria, amizade mostrando as virtudes que fazem parte da formação do caráter de uma criança para um bom crescer.

Augusta Schimidt

H 14


O Pomar encantado

O dia amanheceu calmo lá no pomar da Fazenda Passarada.
A fazenda tinha esse nome porque era o recanto preferido dos pássaros da região.
O sol já bem alto no céu brilhava forte e aquecia as águas do riacho que passava alegre e cantante entre as árvores do pomar.
As jabuticabas docinhas, refrescadas pelo orvalho da madrugada alimentavam os beija-flores e as laranjas vermelhinhas e saudáveis, esperavam os sabiás que chegavam do passeio diário pela natureza.
Pouco a pouco todos iam chegando para mais um dia de lida. As formigas carregando as folhas que a noite derrubou, as abelhinhas produzindo mel, as minhocas fertilizando a terra.
Florbela, Violeta e Malhada, as três vaquinhas leiteiras, a passos largos se dirigiam ao curral para serem ordenhadas e até a tartaruga Maria dá sua voltinha matinal pelo terreiro.
Já estava me esquecendo do Tonico, o burrinho que puxa a carroça da fazenda. E não é que ele já está prontinho para ir ao milharal?
Calixto o tomate gordinho, desce do tomateiro e sentado sobre a raiz do abacateiro, presta atenção na conversa de duas aranhas que falavam de seu infortúnio enquanto teciam sua teia.
- Precisamos ficar aqui, comadre fiandeira, protegidas do homem. Ah, se ele nos pega! Será que eles não sabem que somos importantes para o equilíbrio ecológico?
...E assim, entre uma conversa e outra o dia foi passando tranqüilamente.
No final da tarde duas borboletas azuis pousaram numa penca de camélias que pendia do galho. Começaram a conversar enquanto a joaninha Joana que já estava por ali há algum tempo, se acomodava entre as folhas para melhor ouvir a conversa.
- Que flores lindas e cheirosas, disse uma das borboletas.
- Você sabia que assim como os humanos e os animais as plantas têm vida?
- Hum... pensou a joaninha, será que elas andam também?
- Tem vida, e também se alimentam e são formadas de várias partes.
Novamente a joaninha pensou coisas, só que desta vez intrometeu-se na conversa e foi logo falando:
- Agora só falta dizer que uma planta tem cabeça, tronco e membros!
- Ah, sua boboca! As plantas têm partes sim: elas são formadas de raiz, caule, folhas, flores e algumas têm até frutos!
- Caule, mas o que é isso? Perguntou a joaninha.
- Escute bem joaninha Joana: Uma das partes mais importantes da planta é a raiz, pois é por ela que a planta se fixa na terra e retira dela a água e sais minerais para produzir seu alimento. O caule, outra parte da planta sustenta os galhos, as flores e os frutos e conduz o alimento para a planta. As folhas são responsáveis pela alimentação das plantas. Elas utilizam a luz do sol, a água e o gás carbônico do ar para fabricar seu próprio alimento. As flores, Joaninha, são responsáveis pela reprodução de muitas plantas e é delas que nascem os frutos. Os frutos contêm sementes que darão origem a outras plantas.
- Nossa quanta coisa aprendi com vocês! disse a joaninha. Vou voar para o jardim e contar para minhas irmãzinhas tudo que aprendi aqui no pomar.
- Tchauzinho! Bzzzzzz...bzzzzzzzz...bzzzzzz

Augusta Schimidt
23/4/2004




Ana Alice

Ana Alice

Beto

Beto

Cacau

Cacau

Duda Dengoso

Duda Dengoso

Eliseu

Eliseu

Fafá

Fafá

Geraldo

Geraldo

Hana

Hana

Inara

Inara

João de Barro

João de Barro

Katita

Katita

Leo e Lia

Leo e Lia

Moisés

Moisés

Naná

Naná

Ofélia

Ofélia

Pedrito

Pedrito

Queirós

Queirós

Ramon

Ramon

Sarita

Sarita

Tati

Tati

Ubaldo

Ubaldo

Violeta

Violeta

Walquiria e Walter

Walquiria e Walter

Xavier

Xavier

Yago

Yago

Zuleica

Zuleica